domingo, 15 de março de 2009

HEMOGLOBINA C


O QUE É DOENÇA DA HEMOGLOBINA C?

Prof. Carlão (FQM)

1. O que é Doença da Hemoglobina C?
A DOENÇA DA HEMOGLOBINA C é uma doença hereditária dos glóbulos vermelhos do sangue. Na DOENÇA DA HEMOGLOBINA C os glóbulos vermelhos contêm uma hemoglobina diferente, a HEMOGLOBINA C.
A hemoglobina C torna os glóbulos vermelhos mais endurecidos e por isso, eles são mais rapidamente destruídos pelo baço, que é um órgão que funciona como um filtro do sangue.
2. Todas as pessoas que carregam o Gene da Hemoglobina C têm Doença da Hemoglobina C?
Não. Algumas pessoas podem receber um gene para a HEMOGLOBINA C de um dos pais e um gene para a HEMOGLOBINA A, que é a hemoglobina normal, do outro. Quem tem os 2 tipos de hemoglobina (A e C) é chamado de PORTADOR DA HEMOGLOBINA C ou PORTADOR DO TRAÇO DA HEMOGLOBINA C, é sadio, saudável, não tem a doença da hemoglobina C. Só tem a DOENÇA DA HEMOGLOBINA C quem tem dois genes da hemoglobina C, ou seja, quem recebeu um gene para a hemoglobina C do pai e um da mãe.
3. O que a pessoa com Doença da Hemoglobina C pode ter?
A DOENÇA DA HEMOGLOBINA C causa aumento do fígado e do baço e anemia, que algumas vezes precisa ser tratada com transfusão de sangue.
4. O Traço da Hemoglobina C também tem Anemia?Não, quem tem o traço da hemoglobina C não tem anemia, é um “portador sem sintomas”, ou seja, carrega o gene da HEMOGLOBINA C, mas não tem sintomas da doença, não precisa de medicamentos e pode levar uma vida normal.
5. Doença SC. Além da hemoglobina C, existem outras hemoglobinas que também são responsáveis por doenças. A mais comum e também uma das mais graves, é a DOENÇA DA HEMOGLOBINA S, conhecida como ANEMIA FALCIFORME.
Se uma pessoa portadora da hemoglobina C casar-se com uma pessoa portadora da hemoglobina S (também conhecida como TRAÇO FALCIFORME) terá um risco de 25% de nascerem filhos com hemoglobina S + hemoglobina C (DOENÇA SC). Quem tem os dois tipos de hemoglobina (SC), tem os mesmos sintomas da ANEMIA FALCIFORME.
6. Como saber se tenho Doença da Hemoglobina C ou se sou apenas Portador do Traço de Hemoglobina C?Para isso, é preciso fazer um exame de sangue chamado ELETROFORESE DE HEMOGLOBINA.
7. E a criança que é Portadora do Traço da Hemoglobina C? O que seus pais devem saber a respeito?Se o exame mostrar que a criança é portadora do traço da hemoglobina C, seus pais serão convidados a participar de uma reunião. Um médico explicará que a criança é saudável, apenas herdou de seus pais o gene para a hemoglobina C, mas não deverá apresentar nenhuma alteração por este fato.
Como o tipo de hemoglobina é passado de pai para filho, se uma criança portadora do traço da hemoglobina C, quando crescer, casar-se com uma pessoa que também é portadora do traço da hemoglobina C, poderão ter filhos com a doença da hemoglobina C. E, se casar com uma pessoa portadora do traço falciforme, poderá ter filhos com a DOENÇA SC, que causa os mesmos sintomas da ANEMIA FALCIFORME (DOENÇA DA HEMOGLOBINA S).
Por isso, é importante que os pais sejam esclarecidos por um médico, para que possam passar estas informações para seus filhos, quando eles crescerem.

60 comentários:

  1. queria saber sobre eu tenho traço da emoglobina s e o meu esposo tem traços da emoglobina c e minha filha nasceu com traço sc isso é uma doença? Pois ja levei-a em três hematoligista e cada um disse uma coisa o primeiro disse que precisava tomar ingeção anti inflamatoria durante cinco anos, o outro disse que so devia tomar ácido folico por algum periodo e o outro disse que nao precisava tomar nada que ela so possuia traços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho traço falciforme sc com crises .também é difícil para mim pois agora que estou entendendo o que é traço e anem ia. Pois também os médicos me com fundia dizendo que não era anemia falciforme mas sim sobre traço falciforme mas que é com crises iguais da Anemia já pasei por duas cirurgias e estou indo para a terceira e já passei por duas transfusão de sangue.

      Excluir
    2. Eu tenho o traço, e a médica hematologista que me atendeu disse pra tomar ácido fólico duas vezes por semana pro resto da vida.

      Excluir
  2. Gostaria de saber se uma pessoa que está com anemia:hemácias 7.5g/dl,hematocrito 25.9%,v.c.m 62.1 fl,h.c.m 18pg,c.h.c.m29g/dl,r.d.m 16.3% é realmente preciso fazer transfuão de sangue? pois estou assim.Já fui há 2 medicos um fala q tenho q fazer o outro fala q não, basta eu tomar Noripurum injetavel que fico boa,o q devo fazer pois estou muoito confusa?

    ResponderExcluir
  3. oiie...eu tenho a hemoglobina c meu pai tem tambem so ki bem poko mais a minha mae naum tem qual é a resposta p isso..e o meu figado ele doi so ki naum ta ato...por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  4. ola meu nome e flavio minha esposa tem emoglobina S e esta gestante qual o risco que a minha filha corre

    ResponderExcluir
  5. Minha filha nasceu com Traço da Hemoglobina C, tem algum problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou LEONICE eu é Minha filha de 9anos temos o traço c e vivemos como uma pessoa normal que não tenha a diferença é que temos as duas células... nada mais kkk

      Excluir
    2. Oi minha filha tambm.. Só me falo qe nao e nada grave.. Será

      Excluir
  6. é importante que se facam o teste do pezinho. Descobri que minha filha tinha o traço C por que fiz o teste do pezinho quando ela nasceu. Depois eu e o pai dela fizemos para saber o meu deu traço A e o dele deo traço C.Minha filha é linda, inteligente, alegre e super saudavel.O Deus maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  7. meu filho nasceu com traço de hemoglobina c,constatada pelo exame do pezinho.Gostaria de saber se ele é apenas portador,ou ele tem alguam doença?

    ResponderExcluir
  8. quem tem o traço de hemoglobina C é apenas portador, não tem a anemia em si. O indivíduo com traço pode levar uma vida normal e saudável.

    ResponderExcluir
  9. Ola, minha filha nasceu com os traços Hereditários da Hemoglobina C, levei ela a um hematologista e a mesma me esclareceu tudo, sei que minha princesinha é saudável e não tem a doença, mas eu e meu esposo vamos ter que fazer uma investigação familiar para descobrir de quem ela herdou esses traços, para prevenir na família futuros bebes com a tal doença, que por sinal é muito seria, por isso é importante fazer o "exame pre-nupcial" antes do casamento....

    ResponderExcluir
  10. professor carlao o meu filho nasceu com doença da hemoglobina(c) O QUE DEVO FAZER ESTOU DIZIPERADA NAO SEI O QUE FAZER E UMA DOENÇA GRAVE QUANDO PENÇO QUE ELE TEM ISSO DA ATE VONTADE DE CHORA EU NAO TRAMITO ESSA DOENÇA
    DANIELE

    ResponderExcluir
  11. fiz enxame de eletroforese de hemoglobina e deu:
    A1:57,8
    A2:3,4
    F:0,4
    S-
    C:38.4
    o medico falo que nao tenho doença mais fique tão nervosa que fiquei muda no consutorio e sai cheia de duvidas proxima semama vou no hematologista mais to muito nervosa pois resolvi fazer enxames poq quero engravida por favor mim ajudre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquila. Vc tem apenas o Traço da Hemoglobina C. Vc tem e terá uma vida normal,pq a fração de A (hemoglobina normal) é bem maior que a fração q vc tem de Hemoglobina C.Sobre a Gestação, seu esposo tem que fazer esse exame também. Se no exame de eletroforese dele, não der traços de HB defeituosas (S, C, Q, E, X, H, ... ) Vcs não tem com que se preocupar. Agora se a eletroforese dele der algum traço, pela combinação de genes vcs terão as seguintes possibilidades: (25% da criança nascer doente (ou SC ou CC, ... )50% da criança herdar um dos genes defeitusos (AS , AC) e ser portadora de um dos traços, assim como seus pais são. E 25% de chance da criança ser normal (AA).

      Excluir
  12. Meu filho é portador do traco da hemoglobina C...... pelo que eu entendi não é uma doença... + significa que eu ou o pai dele transmitimos esse gene pra ele... certo? gostaria que me esclarece por favor, pois não me lembro de ter esse gene e acho que o pai dele tbm não... isso é apenas hereditário? corre algum risco de ter alguma doença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É hereditário e em primeiro grau. Se seu filho é AC (portador do traço da hemoglobina C), OBRIGATORIAMENTE, herdou o A e a C de seus pais (A da mãe - C do Pai, ou ao contrário, C da mãe, e A do Pai). Este caso que vc está relatando é o que chamamos de DESCARTE DE PATERNIDADE. Agora sobre doença se ele tem apenas o TRAÇO da Hemoglobina C, ele tem e terá uma vida saudável sem apresentar quaisquer sintomas.

      Excluir
  13. meu filho fez o teste do pezinho e deu 32% da hemoglobina C gostaria de saber se ele tem essa doença estou orando para q não seja por favor me de resposta pois estou aflita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente a porção de Hemoglobina A (a hemoglobina sadia) deve passar de 50%. Ele é apenas portador do Traço da Hemoglobina C. Seu filho tem e terá uma vida tranquila e saudável. Quando ele crescer, e pensar em se casar, deve ser aconselhado a fazer o exame de eletroforese de hemoglobina da esposa. Caso a eletroforese dela apresentar o resultdo igual ao dele (AC) ou outro traço (AS, ... ) a criança terá 25% de chance de herdar os dois genes defeituosos e expressar a doença (sintomas)

      Excluir
  14. Adorei a explicação, meu filho tem um traço C, e as surge a dúvida se realmente isso não acarretará nenhum problema de saúde, mas estou mais tranquila agora.
    Cassia Cardoso - Aparecida - SP

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde minha filha fez um parto cezaria teve emorragia fez 2 coletagem agora está com anemia emoglobina 6 e já fez três tranfuzão de sangue. O que fazer?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. minha filha tem o Traço da Hemoglobina C, leva uma vida saúdavel, mas qual risco corro de ter outros filhos eles nasceram com os traços também?

    ResponderExcluir
  18. Olá, preciso de ajuda, já passei por 3 médicos e os mesmos não souberam me orientar quanto a conduta. Eu tenho hemoglobinopatia C e traço talassemico, meu esposo traço falciforme. existe algum método, genética, inseminação, enfim, para eliminar esse risco tão grande da doença falciforme? Quero engravidar, mas não com tantos riscos...

    ResponderExcluir
  19. Olá! Meu filho fez o exame de eletroferese de hemoglobinas e o resultado foi o seguinte:
    HEMOGLOBINA A1...............................5,1%
    HEMOGLOBINA FETAL.........................1,1%
    HEMOGLOBINA A2..............................3,0%
    HEMOGLOBINA S dosagem.................47,4%
    HEMOGLOBINA C dosagem.................43,4%
    mobilidade compativel com...................SC

    Agora eu gostaria de se saber se alguem ai sabe me dizer o resultado exato desse exame, pois a pediatra solicitou o mesmo por suspeitas de Anemia falciforme. sera que esse exame deu positivo para esse tipo de anemia?

    aguarda anciosa por uma resposta
    desde ja agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou portadora do traço de anemia falciforme sc com 56% s e 46% c.traço de anemia falciforme com crises dolorosas. Mas com cuidados da para ter uma vida não tão iguais das pessoas que não tem doença as da para viver com os tratamentos.

      Excluir
  20. Parabéns pelo excelente conteúdo e simplicidade!

    ResponderExcluir
  21. tenho 3 filhos o 1 e 3 tem traço de hemoblobina c o 2 nao tem; como voce explica isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ou seu marido possuem o traço de HBC ou são portadores. Transmitiram o gene para os dois filhos(1 e 3) e não transmitiram o gene alterado para o segundo filho.

      Excluir
  22. fiz enxame de eletroforese de hemoglobina e deu:
    A1: 58,1%
    A2: 3,3%
    F: 1,0%
    S: 0,0%
    C: 37,6%

    ...MEUS DOIS FILHOS APRESENTA TRAÇO DE HEMOGLOBINA C no teste do PEZINHO. É normal, diante do resultado do meu exame? DEVO ME PREOCUPAR COM A DOENÇA?

    ResponderExcluir
  23. minhas duas filhas tem otraço da hemoglobina c a mais velhas sempre passa mal ela desmai e tem convosão ficar palidá e perde os movimentos das pernas fui ao medíco ele falar qui é do traço Hb c

    ResponderExcluir
  24. fiz o exame da minha filha e levei o resultado para a hematologista, ela disse que deu traço da hemoglobina ç,
    hgd A 52.2
    hgb F 1.6
    grupo hbs 0.0
    grupo HBA2 46.0
    esse foi o resultado do exame, a medica disse que não tenho com o que me preocupar, mas fico aflita e insegura. gostaria de saber se realmente minha filha não corre nenhum risco de ter a doença?

    ResponderExcluir
  25. Boa noite! Tenho 27 anos e descobri que sou portadora dessa doença hemoglobinopatia tipo C, tem mais de 5 anos que meu baço é aumentado. E descobri no inicio do ano passado em 2016. Ainda não estou acostumada com isso não sei como lidar.Por favor quem souber algo como devo reagir, na minha alimentação o que devo comer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi bom não posso dizer que foi difícil para mim saber e ter que comprar viver com esta situação por fOi descoberto quando eu tinha 4 anos de idade na minha primeira transfusão de sangue tive muitas dores intensa já passei por duas cirurgias e vou para a terceira mas da pra viver e ruim vc ter que frequentar hospital mas se nos faz viver melhor sem as crises e uma dificuldade por que não dava pra frequentar escola direto .quando eu faltava eu sempre ficava atrasada na matéria não conseguia aprender e nem escrever direito e este tanta coisa que tive que passar e superaas com segui com a graça de Deus meu Salvador estou bem e lutando.

      Excluir
  26. Boa noite minha filha de sete meses fez um exame de eletroforese de hemoglobina e deu o seguinte
    Hemoglobina A1 91,7
    Hemoglobina A2 1,7
    Hemoglobina fetal 6,6
    Hemoglobina S 0,0
    Hemoglobina C 0,0 alguém sabe o resultado eu só vou passar ela no hematologista dia 11 tô preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vi seu comentário e estou passando pelo mesmo problema com os resultados da minha filha, o que deu no resultados da sua bebê?

      Excluir
    2. Olá levei no hematologista e ela tem o traço da talessemia graças a Deus só vamos no preocupar no futuro quando ela casar e querer ter filhos

      Excluir
  27. Minha filha é portadora da Hemoglobina c e ela tem dificuldade de fixação de ferro. Será que isso tem haver com a hemoglobina c?

    ResponderExcluir
  28. Nao sei oque fazer minha filha tem Tracos de hemoglobina c

    ResponderExcluir
  29. Tenho dois filhos 1 não tem o traço do hb c e meu segundo tem e tou grávida mais o pai desta gestação não é o mesmo dos dois e possível meu bebê que tou esperando agora ter o traço ou a doença

    ResponderExcluir
  30. Estou gestante e tenho um filho com o traço HB c e tenho outro que não tem e eles dois são do mesmo pai e esse que estou esperando não é pode vim com o traço ou a doença

    ResponderExcluir
  31. Meu filho tem 4anos e tem traços, só que agora começou a inchar as mãos,mas a hematologista falou que traços não desenvolve para a anemia falciforme,estou confusa por favor me esclareça!

    ResponderExcluir
  32. DEPOIS DE TER LIDO O ASSUNTO ACIMA ESTOU MAIS TRANQUILO.
    TRACO DA HEMOGLOBINA C . NAO TEM DOENÇA !
    O QUE DEVEMOS FAZER E ORIENTAR NOSSOS FILHOS PARA SABER SE SEU FUTURO ESPOSO TEM TRACO DE HEMOGLOBINA. POIS DESSA FORMA TEM PROBABILIDADE DE TERM FILHOS COM A DOENÇA.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia, este é o resultado do meu filho de 2 anos e 6m. Gostaria de saber o que significa, pois estou muito preocupada.

    Eletroforese de hemoglobinas
    Método: Cromatrografia Líquida de Alta Performance (HPLC)

    Resultado: Hemoglobina A1: 57,3 %
    Hemoglobina A2 : 3,5 %
    Hemoglobina fetal : 1,1 %
    S 0,0 %
    C 38,1 %
    OUTRAS 0,0 %

    Fosfatase Alcalina - 401 U/L

    ResponderExcluir
  36. minha filha fez o exame etetroforese de hemoglobina
    deu
    A1 61,5
    A2 3,9
    F 1,7
    S 0,0
    C 32,9
    OUTRAS 0
    MINHA FILHA TEM ALGUMA DOENCA OU TERA UM VIDA NORMAL POR FAVOR ALQUEM MIN RESPONDE TO MUITO PREOCUPADA ELA TEM MUITA DIFUCULDADE
    DE ABSOVER O FERRO

    ResponderExcluir
  37. Bom dia, to grávida e tenho o traço hemoglobina C e fiz o exame eletroforese de hemoglobina e para que meu filho não tenha a Anemia falciforme qual traço tem que constar no exame do meu marido? Me respondam por favor tô muito preocupada! Obrigada

    ResponderExcluir
  38. Quem tem heterozigoto para hbc pode tomar a vacina da febre amarela me ajudem estou em duvida meus 2 filhos tem isso

    ResponderExcluir
  39. Estou grávida de 7 meses e meu exame tem resultado de Hb AC
    Traço de Hemoglobina C
    Valor da referência: Hemoglobina padrão normal (AA)

    O que tem de errado e o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  40. Ola no teste do meu filho veio a presença das hemoglobinas A,F,C devo me preocupar ?

    ResponderExcluir
  41. Minha filha deu presenca de hemoglobina c com a proporcao de 36,9%,gostaria de saber se é a doença ou só os traços?
    Alguém me ajuda por favor .

    ResponderExcluir
  42. Eu tenho a doença da hemoglobina c e minha filha tbm só q sinto dores muitos fortes q só param com morfina e minha filha que tem dois anos q tbm tem a doença da hemoglobina c n sente dor. Pq Esso ocorre

    ResponderExcluir
  43. Minha neta tem hemoglibinopatia AC tem 7 anos quando está em crise da febre e o baço inxa sente dor no calcanhar e agora tb atraz do joelho. Me ajude ACALME meu coração me dando melhores informações. Agradeço desde ja

    ResponderExcluir
  44. Minha filha tem Hemoglobina C, sente dores e fica muito cansada, quando tem infecção fica arriada e tem que tomar antibióticos fortes. O que eu faço? A médica receitou um monte de remédios, AAS, Ácido folico, Citroneurin,Noripurum. É normal ela ter esses sintomas?

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir