domingo, 15 de março de 2009

HEMOGLOBINA C


O QUE É DOENÇA DA HEMOGLOBINA C?

Prof. Carlão (FQM)

1. O que é Doença da Hemoglobina C?
A DOENÇA DA HEMOGLOBINA C é uma doença hereditária dos glóbulos vermelhos do sangue. Na DOENÇA DA HEMOGLOBINA C os glóbulos vermelhos contêm uma hemoglobina diferente, a HEMOGLOBINA C.
A hemoglobina C torna os glóbulos vermelhos mais endurecidos e por isso, eles são mais rapidamente destruídos pelo baço, que é um órgão que funciona como um filtro do sangue.
2. Todas as pessoas que carregam o Gene da Hemoglobina C têm Doença da Hemoglobina C?
Não. Algumas pessoas podem receber um gene para a HEMOGLOBINA C de um dos pais e um gene para a HEMOGLOBINA A, que é a hemoglobina normal, do outro. Quem tem os 2 tipos de hemoglobina (A e C) é chamado de PORTADOR DA HEMOGLOBINA C ou PORTADOR DO TRAÇO DA HEMOGLOBINA C, é sadio, saudável, não tem a doença da hemoglobina C. Só tem a DOENÇA DA HEMOGLOBINA C quem tem dois genes da hemoglobina C, ou seja, quem recebeu um gene para a hemoglobina C do pai e um da mãe.
3. O que a pessoa com Doença da Hemoglobina C pode ter?
A DOENÇA DA HEMOGLOBINA C causa aumento do fígado e do baço e anemia, que algumas vezes precisa ser tratada com transfusão de sangue.
4. O Traço da Hemoglobina C também tem Anemia?Não, quem tem o traço da hemoglobina C não tem anemia, é um “portador sem sintomas”, ou seja, carrega o gene da HEMOGLOBINA C, mas não tem sintomas da doença, não precisa de medicamentos e pode levar uma vida normal.
5. Doença SC. Além da hemoglobina C, existem outras hemoglobinas que também são responsáveis por doenças. A mais comum e também uma das mais graves, é a DOENÇA DA HEMOGLOBINA S, conhecida como ANEMIA FALCIFORME.
Se uma pessoa portadora da hemoglobina C casar-se com uma pessoa portadora da hemoglobina S (também conhecida como TRAÇO FALCIFORME) terá um risco de 25% de nascerem filhos com hemoglobina S + hemoglobina C (DOENÇA SC). Quem tem os dois tipos de hemoglobina (SC), tem os mesmos sintomas da ANEMIA FALCIFORME.
6. Como saber se tenho Doença da Hemoglobina C ou se sou apenas Portador do Traço de Hemoglobina C?Para isso, é preciso fazer um exame de sangue chamado ELETROFORESE DE HEMOGLOBINA.
7. E a criança que é Portadora do Traço da Hemoglobina C? O que seus pais devem saber a respeito?Se o exame mostrar que a criança é portadora do traço da hemoglobina C, seus pais serão convidados a participar de uma reunião. Um médico explicará que a criança é saudável, apenas herdou de seus pais o gene para a hemoglobina C, mas não deverá apresentar nenhuma alteração por este fato.
Como o tipo de hemoglobina é passado de pai para filho, se uma criança portadora do traço da hemoglobina C, quando crescer, casar-se com uma pessoa que também é portadora do traço da hemoglobina C, poderão ter filhos com a doença da hemoglobina C. E, se casar com uma pessoa portadora do traço falciforme, poderá ter filhos com a DOENÇA SC, que causa os mesmos sintomas da ANEMIA FALCIFORME (DOENÇA DA HEMOGLOBINA S).
Por isso, é importante que os pais sejam esclarecidos por um médico, para que possam passar estas informações para seus filhos, quando eles crescerem.

24 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. queria saber sobre eu tenho traço da emoglobina s e o meu esposo tem traços da emoglobina c e minha filha nasceu com traço sc isso é uma doença? Pois ja levei-a em três hematoligista e cada um disse uma coisa o primeiro disse que precisava tomar ingeção anti inflamatoria durante cinco anos, o outro disse que so devia tomar ácido folico por algum periodo e o outro disse que nao precisava tomar nada que ela so possuia traços.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se uma pessoa que está com anemia:hemácias 7.5g/dl,hematocrito 25.9%,v.c.m 62.1 fl,h.c.m 18pg,c.h.c.m29g/dl,r.d.m 16.3% é realmente preciso fazer transfuão de sangue? pois estou assim.Já fui há 2 medicos um fala q tenho q fazer o outro fala q não, basta eu tomar Noripurum injetavel que fico boa,o q devo fazer pois estou muoito confusa?

    ResponderExcluir
  4. oiie...eu tenho a hemoglobina c meu pai tem tambem so ki bem poko mais a minha mae naum tem qual é a resposta p isso..e o meu figado ele doi so ki naum ta ato...por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  5. ola meu nome e flavio minha esposa tem emoglobina S e esta gestante qual o risco que a minha filha corre

    ResponderExcluir
  6. Minha filha nasceu com Traço da Hemoglobina C, tem algum problema.

    ResponderExcluir
  7. é importante que se facam o teste do pezinho. Descobri que minha filha tinha o traço C por que fiz o teste do pezinho quando ela nasceu. Depois eu e o pai dela fizemos para saber o meu deu traço A e o dele deo traço C.Minha filha é linda, inteligente, alegre e super saudavel.O Deus maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  8. meu filho nasceu com traço de hemoglobina c,constatada pelo exame do pezinho.Gostaria de saber se ele é apenas portador,ou ele tem alguam doença?

    ResponderExcluir
  9. quem tem o traço de hemoglobina C é apenas portador, não tem a anemia em si. O indivíduo com traço pode levar uma vida normal e saudável.

    ResponderExcluir
  10. Ola, minha filha nasceu com os traços Hereditários da Hemoglobina C, levei ela a um hematologista e a mesma me esclareceu tudo, sei que minha princesinha é saudável e não tem a doença, mas eu e meu esposo vamos ter que fazer uma investigação familiar para descobrir de quem ela herdou esses traços, para prevenir na família futuros bebes com a tal doença, que por sinal é muito seria, por isso é importante fazer o "exame pre-nupcial" antes do casamento....

    ResponderExcluir
  11. professor carlao o meu filho nasceu com doença da hemoglobina(c) O QUE DEVO FAZER ESTOU DIZIPERADA NAO SEI O QUE FAZER E UMA DOENÇA GRAVE QUANDO PENÇO QUE ELE TEM ISSO DA ATE VONTADE DE CHORA EU NAO TRAMITO ESSA DOENÇA
    DANIELE

    ResponderExcluir
  12. fiz enxame de eletroforese de hemoglobina e deu:
    A1:57,8
    A2:3,4
    F:0,4
    S-
    C:38.4
    o medico falo que nao tenho doença mais fique tão nervosa que fiquei muda no consutorio e sai cheia de duvidas proxima semama vou no hematologista mais to muito nervosa pois resolvi fazer enxames poq quero engravida por favor mim ajudre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquila. Vc tem apenas o Traço da Hemoglobina C. Vc tem e terá uma vida normal,pq a fração de A (hemoglobina normal) é bem maior que a fração q vc tem de Hemoglobina C.Sobre a Gestação, seu esposo tem que fazer esse exame também. Se no exame de eletroforese dele, não der traços de HB defeituosas (S, C, Q, E, X, H, ... ) Vcs não tem com que se preocupar. Agora se a eletroforese dele der algum traço, pela combinação de genes vcs terão as seguintes possibilidades: (25% da criança nascer doente (ou SC ou CC, ... )50% da criança herdar um dos genes defeitusos (AS , AC) e ser portadora de um dos traços, assim como seus pais são. E 25% de chance da criança ser normal (AA).

      Excluir
  13. Meu filho é portador do traco da hemoglobina C...... pelo que eu entendi não é uma doença... + significa que eu ou o pai dele transmitimos esse gene pra ele... certo? gostaria que me esclarece por favor, pois não me lembro de ter esse gene e acho que o pai dele tbm não... isso é apenas hereditário? corre algum risco de ter alguma doença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É hereditário e em primeiro grau. Se seu filho é AC (portador do traço da hemoglobina C), OBRIGATORIAMENTE, herdou o A e a C de seus pais (A da mãe - C do Pai, ou ao contrário, C da mãe, e A do Pai). Este caso que vc está relatando é o que chamamos de DESCARTE DE PATERNIDADE. Agora sobre doença se ele tem apenas o TRAÇO da Hemoglobina C, ele tem e terá uma vida saudável sem apresentar quaisquer sintomas.

      Excluir
  14. meu filho fez o teste do pezinho e deu 32% da hemoglobina C gostaria de saber se ele tem essa doença estou orando para q não seja por favor me de resposta pois estou aflita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente a porção de Hemoglobina A (a hemoglobina sadia) deve passar de 50%. Ele é apenas portador do Traço da Hemoglobina C. Seu filho tem e terá uma vida tranquila e saudável. Quando ele crescer, e pensar em se casar, deve ser aconselhado a fazer o exame de eletroforese de hemoglobina da esposa. Caso a eletroforese dela apresentar o resultdo igual ao dele (AC) ou outro traço (AS, ... ) a criança terá 25% de chance de herdar os dois genes defeituosos e expressar a doença (sintomas)

      Excluir
  15. Adorei a explicação, meu filho tem um traço C, e as surge a dúvida se realmente isso não acarretará nenhum problema de saúde, mas estou mais tranquila agora.
    Cassia Cardoso - Aparecida - SP

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde minha filha fez um parto cezaria teve emorragia fez 2 coletagem agora está com anemia emoglobina 6 e já fez três tranfuzão de sangue. O que fazer?

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. minha filha tem o Traço da Hemoglobina C, leva uma vida saúdavel, mas qual risco corro de ter outros filhos eles nasceram com os traços também?

    ResponderExcluir
  19. Olá, preciso de ajuda, já passei por 3 médicos e os mesmos não souberam me orientar quanto a conduta. Eu tenho hemoglobinopatia C e traço talassemico, meu esposo traço falciforme. existe algum método, genética, inseminação, enfim, para eliminar esse risco tão grande da doença falciforme? Quero engravidar, mas não com tantos riscos...

    ResponderExcluir
  20. Olá! Meu filho fez o exame de eletroferese de hemoglobinas e o resultado foi o seguinte:
    HEMOGLOBINA A1...............................5,1%
    HEMOGLOBINA FETAL.........................1,1%
    HEMOGLOBINA A2..............................3,0%
    HEMOGLOBINA S dosagem.................47,4%
    HEMOGLOBINA C dosagem.................43,4%
    mobilidade compativel com...................SC

    Agora eu gostaria de se saber se alguem ai sabe me dizer o resultado exato desse exame, pois a pediatra solicitou o mesmo por suspeitas de Anemia falciforme. sera que esse exame deu positivo para esse tipo de anemia?

    aguarda anciosa por uma resposta
    desde ja agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo excelente conteúdo e simplicidade!

    ResponderExcluir